19.6.10

“Cápsula do tempo” é enterrada na Suíça


Nesta terça-feira, pesquisadores enterraram uma espécie de ”cápsula do tempo”, ou “genoma digital”, com algumas tecnologias que estão ou serão extintas nos próximos anos. O local do depósito é secreto, só se sabe que é em um lugar subterrâneo dos Alpes suíços.
A “cápsula do tempo” se trata de uma caixa totalmente vedada que contém tecnologias extintas e métodos para ler formatos digitais extintos daqui a 25 anos, tempo que a caixa permanecerá escondida no subterrâneo dos Alpes suíços. Para reforçar a segurança desta caixa, uma porta de 3,5 toneladas, que nem um ataque nuclear conseguiria derrubá-la. Este projeto custou cerca de 18 milhões de euros!
Esta cápsula representa a conclusão do projeto “Planets,” iniciado há quatro anos com o apoio de 16 bibliotecas, arquivos e instituições de pesquisa europeias, a fim de preservar os ativos digitais do planeta em meio ao ritmo acelerado de substituição de hardware e software.
Curiosidade: Existem cerca de 100 gigabytes de dados, equivalente a 24 toneladas de livros, por habitante do planeta, variando de fotos de férias a fichas médicas, disseram os organizadores do projeto, acrescentando que esse volume equivaleria a mais de 1 trilhão de CDs repletos de dados, em todo o mundo.

será que estão prevendo um apocalípse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário